"Estudar Para Aprovar" e "Estudar Para Saber"

“Lo que un hombre puede ser, debe serlo”.
 A. H. Maslow

 Estudar é, sem lugar a dúvidas, um processo que implica grande esforço mental. Requer uma atividade cerebral custosa em tempo e também em consumo de energia, e a energia é um recurso limitado. Não se produz de forma automática, senão que exige atenção, motivação, determinação e empenho intelectual: pensar resulta caro. Por outro lado, a relevância atribuída à informação que se quer aprender é crucial. Tanto assim que quanto maiores são as exigências cognitivas derivadas da necessidade de aprender alguma informação, maior parece ser sua importância e dificuldade.


Daí que nos habituamos à (arraigada e entranhada) suposição de que uma informação relevante e difícil só pode ser adequadamente compreendida e assimilada quando é ensinada e/ou vem reforçada por alguma autoridade social. Um claro exemplo é o prestígio dos cursinhos preparatórios para concursos, cujo método básico e central de ensino (e na maioria das vezes único para a “transmissão do saber”), em uma época em que a virtude do esforço pessoal está lamentavelmente em declive, são as chamadas “aulas magistrais”.


Toda uma indústria que, com seus ideólogos, gurus, predicadores e defensores, parece destinada a magnificar, reafirmando nossa credulidade e manipulando nossas esperanças, a supersticiosa e perversa crença de que aprender consiste, fundamentalmente, em “tragar-se” os conhecimentos transmitidos pelo professor, a aceitar sem discussão as opiniões alheias, a pensar sem fatiga com a cabeça dos demais. Com razão disse Delgado Ocando sobre esse tipo de prática docente: “Al método catedrático [de tipo magistral] corresponde...la repetición papagayesca de lo que se dijo en la Cátedra. Pruebas de sentido crítico, de originalidad de pensamiento, de esfuerzo personal, de prontitud para resolver cuestiones nuevas...no se pueden exigir a quien durante mucho tiempo ha estado habituado a un tipo de formación precaria y deficiente, a un sistema de enseñanza memorístico y repetitivo”. (E. P. Haba) A regra é simples: quanto mais, melhor.


Provavelmente para muitos isso não constitua nenhum problema. Para quê, podemos perguntar, se o objetivo é memorizar, absorver ou engolir (sem mastigar e sem digerir) a maior quantidade de informação possível? Pois bem, as condições alienantes a que conduz este sistema já foram denunciadas desde muito tempo atrás. Nos encontramos aqui com uma mostra inequívoca do modelo de “educação bancária” a que tão atinadamente criticava Paulo Freire. Mas não somente isso: essa prática de ensino tem algo não só profundamente anti-pedagógico, senão também imoral, vicioso e alienante. Não se reconhece aqui – e o que é pior, se potencia e incentiva - a enorme distância que há entre estudar para saber e estudar para aprovar.


O que queremos dizer é que, em nossa opinião, o problema que produz as mais graves consequências é o descaso ou ignorância da extraordinária diferença que existe entre estas duas formas de estudar e que constitui a principal causa das misérias que permitem a subsistência de cursinhos que, despreocupados com o aprendizado significativo, parecem mais interessados pela (e dedicados à) aprovação: todo um conjunto de estratégias desenhadas e dirigidas a encher a memória e deixar o entendimento e o raciocínio vazios.


Ao iludir nossa capacidade para perceber o gigantesco abismo que há entre estudar para saber e estudar para aprovar, acabamos por olvidar que nada do que é realmente importante se aprende em pouco tempo, de forma passiva, rápida, “mastigada” e com impaciência. Desaprendemos que se aprende com esforço, discutindo, questionando, escrevendo e lendo obras de verdadeira qualidade intelectual que, com o tempo e a constância, vão modelando nossas estruturas cerebrais (nossas redes neuronais) sem dar-nos conta nem quando nem como, mas que resultam em novas exigências para o pensamento e em novas maneiras de organizar nossas idéias. Nos acostumamos a viver no mundo dos conteúdos mínimos, dos “livros de ocasião”[1], resumos e anotações, das informações inconexas e fragmentadas, do estudo desvinculado, desinteressado e irreflexivo. E já sabem o que diz o velho refrão: “quando a única ferramenta que tens é um martelo, tudo começa a se parecer com um prego”.


Referimo-nos ao seguinte: que estudar para concurso passou a ser algo meramente instrumental, um meio (ou um instrumento) “rápido” e “seguro” para auto-afirmação e consagração profissional, ascensão e estabilidade sócio-econômica, sem qualquer implicação com nossas atitudes pessoais e vitais, com nossa visão da vida e do mundo (B. Russell).  Esta perspectiva sobre a tarefa de estudar, que em um primeiro momento parece louvável, correta e necessária, tem, contudo, um lado escuro. Não é suficiente e, ademais, é nefasta, na medida em que termina indicando o seguinte: tudo o que estudamos é algo externo a nossa pessoa, é simplesmente um utensílio para assegurar-nos a subsistência; nossos estudos não são e nem constituem nosso “eu”.


Dito de outro modo, somos algo distinto do estudado, aquilo que enfrentamos como inimigo, ou no melhor dos casos, como amigo ingrato. É unicamente um instrumento, como uma muleta que nos ajuda a caminhar melhor, mas que se encontra fora do nosso ser: não faz parte e nem integra nossa substância. É algo esquisito, estranho a nossa pessoa. Por esta via, qualquer aprendizado se constitui em (e é vivido como) uma faticidade alheia, em um opus alienum à existência de quem aprende e sobre o qual não tem nenhum controle. É algo que eu faço unicamente por necessidade, que cultivo recorrendo a um apego romântico ao “sacrifício” ou a um “sofrimento” justificado: um mal necessário. Vida e estudo, vida e formação, são, assim, coisas diferentes; vetores que não se tocam, pontes que não se entrecruzam.


Portanto, o estudar para aprovar implica não somente em converter a tarefa de estudar em uma atividade hostil, senão também em concebê-la como algo que existe fora do indivíduo e com a qual há que enfrentar-se. Esta forma de estudo, que M. Salas denomina de “concepção instrumental do saber”, ignora claramente que o estudo não é uma entidade que se encontra  “out there”, em algum lugar fora do indivíduo, senão que é sua própria vida, sua personalidade, sua existência; que a separação ou dicotomia entre o que se “é” e o que se “faz” é a principal forma de alienação. (K. Marx)


Idealmente, não se estuda para outro, senão para si mesmo. Para perceber, entender e viver melhor. Somos o resultado de nossos estudos, sua consumação, sua consequência, seu corolário. Quando estudamos para saber, não somente interiorizamos os novos conhecimentos, fazemos nosso o que aprendemos e convertemos em familiares o estudado, senão que também alcançamos, ao final do processo, a excelência que transmite uma profunda satisfação pessoal de domínio e a confiança necessária em nossas próprias capacidades e possibilidades intelectuais: “Isso eu já sei!”.


Um indivíduo que se cultiva em uma área de conhecimento humano acaba assumindo por completo o controle de sua formação e sua motivação. Em lugar de dedicar-se a aprender de memória o conteúdo das matérias, busca os conceitos, os fundamentos, os “porquês” e os princípios subjacentes às mesmas enquanto estuda. Revisa suas debilidades e dificuldades e as corrige até estar seguro de haver superado e compreendido completamente o tema estudado. Estuda porque quer aprender para saber e com um compromisso de eficácia e aperfeiçoamento pessoal, não somente para superar uma prova de concurso.    


A tarefa que desenvolve (estudar) passa a ser uma práxis vital, uma forma de viver, uma ética pessoal. Aprende a desfrutar daquilo que faz e a lograr uma personalidade autotélica: de um indivíduo capaz de estabelecer suas próprias metas e cuja vontade e disposição faz com que a atividade de estudar valha a pena fazê-la por si mesma, se valore por si mesma, independentemente de suas consequências[2]. É a plena convicção de estar desfrutando muito mais da atividade enquanto a realiza e aprendendo muito mais sobre o que estuda do que quando o faz de forma desapaixonada, descomprometida e/ou instrumental.


É deixar-se levar por uma corrente que concentra toda nossa atenção em um arrebato de energia harmônica, uma sensação de controle sobre nossas atividades e objetivos que eleva-nos por encima de nossas ansiedades e abulia e em que tudo sucede de forma serena, equilibrada e sem problemas. É valorar e sentir entusiasmo por formar parte do processo daquilo que se está fazendo, independentemente de qual seja o resultado desejado. É a inefável sensação de assumir o esforço e a dedicação como uma força positiva e construtiva, e não como uma enorme e pesada carga. Um tipo de conhecimento que, transformando-nos, convertemos em “substância própria” (Epicteto).


Se um indivíduo estuda realmente porque deseja saber, se entende o que quer e quer o que faz, se tem esse objetivo que considera como próprio e ao que quer dedicar-se por si mesmo e não somente por seu valor instrumental, então esse estudo passa a ser parte integral de sua personalidade, a ser sua própria pessoa, sem correr o risco de perder-se nos desvarios de uma mente vagabunda. E todo o conhecimento adquirido - o qual não é possível sem esforço, sem perseverança e, sobretudo, sem interesse e motivação -, uma vez incorporado dentro de um marco geral de valores pessoais, não somente não será olvidado ou descartado do horizonte de quem o possui, senão que seguramente afetará e influirá os mecanismos cerebrais que definem em essência quem somos e quem seremos.


Enfim, que a experiência de estudar para saber, recuperando a tradição do cultivo de si mesmo, exercendo nossas melhores capacidades autotélicas e dando o melhor de nós mesmos para chegar a ser o melhor que podemos chegar a ser, é a maneira mais poderosa para lograr a autonomia do espírito a que se referia Kant e para fazer com que o conhecimento obtido adquira um sentido verdadeiramente transcendente: não somente uma manifestação do que somos capazes de aprender e saber, senão de tudo aquilo que devemos esforçar-nos por chegar a aprender e saber.


É, dito em poucas palavras, a única forma de estudo que dinamiza, enobrece e enriquece o autoconhecimento, a firmeza do espírito, a integridade pessoal e o domínio de si mesmo, “que es donde reside verdaderamente la virtud”. (Montaigne)

 

Curso Preparatório Video Aulas Química  
  de R$298,00
por R$149,00
Você Economiza: 50.00%

Cursos Concursos

Curso Completo Matemática + Português
ENEM
ENEM em Módulos
ENEM - Básico
ENEM - Avançado
Reforço Escolar
Nível Fundamental
Português
Matemática
Todos os Cursos
Nível Médio
Português
Matemática
Química
Física
História
Biologia
Geografia
Sociologia
Inglês e Espanhol
Todos os Cursos
Concurso Banco do Brasil
Concurso Básico Banco do Brasil em Videoaulas
Concurso Completo Banco do Brasil em Videoaulas
Concursos Banco do Brasil + Caixa Federal - Técnico/Escriturário (2 em 1)
Concurso Banco do Brasil - Técnico Administrativo
Concurso Banco do Brasil - Técnico Operações - Curso Básico
Todos os Cursos - BB
Concurso INSS
Concurso INSS - Técnico - Videoaulas
Concurso INSS - Analista Básico - Videoaulas
Concurso INSS - Perito - Videoaulas
Todos os Cursos - INSS
Concurso Caixa (CEF)
CEF (Caixa) - Técnico - Videoaulas
Concursos Banco do Brasil + Caixa Federal - Técnico/Escriturário (2 em 1)
CEF (Caixa) - Tecnologia da Informação
Todos os Cursos - Caixa
Concurso PRF
Concurso PRF - Agente Administrativo - Videoaulas
Concurso PRF - Básico - Videoaulas
Concurso PRF - Avançado - Videoaulas
Todos os Cursos - PRF
Concurso Correios
Concurso Correios - Avançado - Atendente Comercial
Concurso Correios - Avançado - Carteiro
Concurso Correios - Básico - Atendente Comercial
Concurso Correios - Básico - Carteiro
Todos os Cursos - Correios
Concurso Polícia Federal
Concurso Polícia Federal - Agente - Superior
Concurso Polícia Federal Agente Administrativo
Concurso Polícia Federal - Diversos Cargos - Superior
Concurso Polícia Federal Delegado
Concurso Polícia Federal Escrivão
Concurso Polícia Federal Papiloscopista
Concurso Polícia Federal Perito Criminal
Todos os Cursos - PF
Concurso Receita Federal
Concurso Receita Federal - Técnico - Videoaulas
Concurso Receita Federal - Analista - videoaulas
Concurso Receita Federal - Auditor - videoaulas
Todos Pacotes
Concurso Petrobras/Transpetro
Concurso Petrobras - Técnico Manutenção Mecânica
Concurso Petrobras - Técnico Manutenção Elétrica
Concurso Petrobras - Técnico Inspeção Equipamentos e Instalações
Concurso Petrobras - Técnico Manutenção Instrumentação
Concurso Petrobras - Médico do Trabalho
Concurso Petrobras - Técnico de Segurança
Concurso Petrobras - Enfermagem do Trabalho
Concurso Petrobras - Técnico de Operação Jr.
Concurso Petrobras - Nível Médio - Básico
Concurso Petrobras - Nível Superior - Básico
Concurso Petrobras Advogado Jr.
Concurso Petrobras - Técnico Administração Controle Jr.
Concurso Transpetro Auditor Jr.
Todos Cursos Petrobras/Transpetro
IBGE
Concurso IBGE Agente Censitário Administrativo
Concurso IBGE Recenseador
Processo Seletivo IBGE Agente de Pesquisas e Mapeamento
Concurso IBGE Analista Geoprocessamento
Concurso IBGE Analista/Tecnologista Básico
Concurso IBGE Técnico Informações Geográficas e Estatísticas
Todos Cursos IBGE
Escola Sargento das Armas - EsSA
Escola Sargento das Armas - EsSA - Combatente, Logística Técnica e Aviação
Instituto Geral de Perícias - IGP
Curso Concurso IGP/SC Perito Criminal Geral
Curso Concurso IGP/SC - Auxiliar Criminalístico
Curso Concurso IGP/SC - Auxiliar Laboratório
Curso Concurso IGP/RS - Perito Criminal - Nível Superior
Curso Concurso IGP/RS - Técnico Perícias - Nível Médio
Ministério do Trabalho e Emprego - MTE
MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - AFT
MTE - Contador
Ministério Público da União - MPU
Curso Básico Concurso MPU Técnico
Curso Básico Concurso MPU Analista
Curso Concurso MPU Analista Apoio Atuarial
Polícia Civil e Militar
Concursos Polícia Civil
Concurso Polícia Civil - RS - Escrivão/Inspetor
Concurso Polícia Judiciária Civil - MT - Escrivão/Investigador
Concurso Polícia Civil - SC - Escrivão
Concurso Polícia Civil - SC - Agente
Concurso Polícia Civil - SC - Delegado
Concurso Polícia Civil - AP - Agente/Oficial
Todos os Cursos - Polícia Civil
Concurso Polícia Civil - PA - Papiloscopista
Concurso Polícia Civil - PA - Investigador/Escrivão
Concurso Polícia Civil - PA - Delegado
Concurso Polícia Civil - MA Escrivão/Investigador
Concurso Polícia Civil - PE - Médico Legista
Concurso Polícia Civil - PE - Delegado
Concurso Polícia Civil - PE - Perito Criminal - Básico
Concurso Polícia Civil - PE - Agente/Escrivão
Concurso Polícia Civil - SP
Concurso Polícia Civil - SP - Agente
Concurso Polícia Civil - SP - Agente Telecomunicações
Concurso Polícia Civil - SP - At. de Necrotério Policial
Concurso Polícia Civil - SP - Desenhista Técnico Pericial
Concurso Polícia Civil - SP - Auxiliar Necropsia
Concurso Polícia Civil - SP - Técnico de Laboratório
Concurso Polícia Civil - SP - Fotógrafo Técnico Pericial
Concurso Polícia Civil - SP - Médico Legista
Concurso Polícia Civil - SP - Delegado
Concurso Polícia Civil - SP - Perito
Concurso Polícia Civil - SP - Oficial Administrativo
Concurso Polícia Civil - SP - Escrivão
Concurso Polícia Civil - SP - Investigador
Concurso Polícia Civil - SP - Papiloscopista
Concurso Polícia Civil - SP - Aux. Papiloscopista
Concurso Polícia Civil - MG - Perito Criminal
Concurso Polícia Civil - MG - Médico Legista
Concurso Polícia Civil - MG - Investigador
Concurso Polícia Civil - MG - Analista
Concurso Polícia Civil - MG - Técnico Assistente
Concurso Polícia Civil - BA - Delegado
Concurso Polícia Civil - BA - Perito
Concurso Polícia Civil - BA - Escrivão/Investigador
Concurso Polícia Civil - RJ - Inspetor de Policia
Concurso Polícia Civil - RJ - Investigador de Policia
Concurso Polícia Civil - RJ - Papiloscopista
Concurso Polícia Civil - RJ - Oficial Cartório
Concurso Polícia Civil - RJ - Superior
Concurso Polícia Civil - RJ - Perito
Concurso Polícia Civil - ES - Agente
Concurso Polícia Civil - GO - Escrivão Substituto
Concurso Polícia Civil - GO - Agente Substituto
Concurso Polícia Civil - GO - Delegado Substituto
Concurso Polícia Civil - GO - Papiloscopista
Concurso Polícia Civil - GO - Agente
Concurso Polícia Civil - GO - Escrivão
Concurso Polícia Civil - DF - Agente
Concurso Polícia Civil - DF - Escrivão
Concurso Polícia Civil - DF Perito Conh. Gerais
Concurso Polícia Civil - DF - Delegado
Concurso Polícia Civil - AL - Delegado
Concurso Polícia Civil - AL - Agente/Escrivão
Concurso Polícia Civil - TO - Agente
Concurso Polícia Civil - TO - Escrivão
Concurso Polícia Civil - TO - Papiloscopista/Ag. Necrotomia
Concurso Polícia Civil - TO - Perito/Médico
Concurso Polícia Civil - TO - Delegado
Concurso Polícia Civil - PI - Delegado
Concurso Polícia Civil - PI - Escrivão
Concurso Polícia Civil - CE - Inspetor
Concurso Polícia Civil - CE - Escrivão
Concurso Polícia Civil - CE - Delegado
Concursos Polícia Militar
Concurso Brigada Militar - RS - Soldado
Concurso Polícia Militar - MA - Soldado
Concurso Polícia Militar - AP - Soldado
Concurso Polícia Militar - SC - Oficiais
Todos os Cursos - Polícia Militar
Concurso Polícias Militares - Avançado
Concurso Polícias Militares - Básico
Concurso Polícia Militar - RN - Soldado PM
Concurso Polícia Militar - PA - Oficiais CFO
Concurso Polícia Militar - GO - Soldado 3ª Classe
Concurso Polícia Militar - GO - Cadete
Concurso Polícia Militar - PA - Praças/Soldados - CFP
Concurso Polícia Militar - PE Soldado
Concurso Polícia Militar - PR - Oficiais/Bombeiros CFO
Concurso Polícia Militar - DF - Oficiais - CFOP
Concurso Polícia Militar - MG - Oficial (CFO)
Concurso Polícia Militar - MG - Soldado (QPPM)
Concurso Polícia Militar - MG - Ass. Administrativo
Concurso Polícia Militar - MS - Soldado
Concurso Polícia Militar - TO - Soldado
Concurso Polícia Militar - SP - Oficial - Barro Branco
Concurso Polícia Militar - SP - Oficial Administrativo
Concurso Polícia Militar - SP - Soldado
Concurso Polícia Militar - SC - Soldado
Concurso Polícia Militar - RJ - Soldado
Concurso Polícia Militar - CE - Soldado
Concurso Polícia Militar - ES - Soldado Combatente
Concurso Polícia Militar - PI - Soldado
Concurso Polícia Militar - PI - Oficial
Concurso Polícia Militar - SC - Agente Temporário de Serviço
Concurso Polícia Militar - BA - Oficiais
Concurso Polícia Militar - BA - Soldado
Concurso Polícia Militar - PB - Bombeiro/Policial
Concurso Polícia Militar - RO - Soldado PM
Ministério Público - MP
Concurso MP - RN - Técnico Administrativo
Concurso MP - RS - Secretário Diligências Vídeo Aulas
Concurso MP - RS - Agente Administrativo Vídeo Aulas
Concurso MP - CE - Técnico
Concurso MP - CE - Analista
Concurso MP - MA - Técnico
Concurso MP - MA - Analista
Concurso MP - ES - Médio
Concurso MP - ES - Superior
Concurso MP - SE - Analista
Concurso MP - SE - Técnico
Concurso MP - GO - Básico
Concurso MP - GO - Médio
Concurso MP - GO - Superior
Concurso MP - AC - Promotor Justiça Subs.
Concurso MP - SP - Auxiliar de Promotoria III - Motorista
Concurso MP - SP - Auxiliar de Promotoria I
Concurso MP - SP - Auxiliar de Promotoria
Concurso MP - SP - Oficial de Promotoria
Concurso MP - SP - Analista de Promotoria
Concurso MP - SP - Analista de Promotoria I
Concurso MP - SP - Analista de Promotoria II
Concurso MP - PR - Técnico
Concurso MPE - RJ - Analista - Processual
Concurso MPE - RJ - Técnico - Notificação Atos Intimatórios
Concurso MPE - RJ - Técnico Administrativo
Concurso MPE - RJ - Analista Administrativo
Concurso MP - MG - Promotor Justiça Substituto
Concurso MP - BA - Assistente Técnico Administrativo
Concurso MP - BA - Analista Técnico Jurídico
Concursos Tribunais
Tribunal Regional do Trabalho - TRT
Concurso TRT 1ª Região - RJ - Analista Judiciário
Concurso TRT 1ª Região - RJ - Analista Administrativo
Concurso TRT 1ª Região - RJ - Técnico Administrativo
Concurso TRT 12º Região - SC - Analista - Administrativo
Concurso TRT 12ª Região - SC - Técnico Administrativo
Concurso TRT 20ª Região - SE - Analista Judiciário
Concurso TRT 20ª Região - SE - Técnico Administrativo
Todos Pacotes
Concurso TRT 11ª Região - AM/RR - Analista Área Judiciária
Concurso TRT 11ª Região - AM/RR - Técnico Área Administrativa
Concurso TRT 8 (AP, PA) - Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região - Analista Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRT 8 (AP, PA) - Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRT 4ª Região/RS Técnico Judiciário Área Administrativa
Concurso TRT 9ª Região - PR - Técnico Judiciário Área Administrativa
Concurso TRT 9ª Região - PR - Analista Judiciário Área Administrativa
Concurso TRT 13ª Região - PB - Técnico TI
Concurso TRT 13ª Região - PB - Analista Judiciário
Concurso TRT 5º Região - BA - Técnico - Área Adm
Concurso TRT 5ª Região - BA - Analista - Área Judiciária
Concurso TRT 18ª Região - GO - Técnico
Concurso TRT 18ª Região - GO - Analista
Concurso TRT 17ª Região - ES - Técnico e Analista - Básico
Concurso TRT 15ª Região - Campinas/SP - Técnico e Analista - Básico
Concurso TRT 15ª Região - Campinas/SP - Analista - Área Judiciária
Concurso TRT 15ª Região - Campinas/SP - Técnico e Analista - Área Administrativa
Concurso TRT 16ª Região - MA - Técnico Área Administrativa
Concurso TRT 16ª Região - MA - Analista Área Judiciária
Concurso TRT 16ª Região - MA - Analista Área Administrativa
Concurso TRT 1ª Região - RJ - Analista TI - Superior
Concurso TRT 1ª Região - RJ - Técnico TI - Médio
Concurso TRT 2°Região - SP - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRT 2°Região - SP - Analista - Área Administrativa
Concurso TRT 2° Região - SP - Analista - Área Judiciária
Concurso TRT 3ª Região - MG - Técnico Administrativo
Concurso TRT 3ª Região - MG - Analista Administrativo
Concurso TRT 3ª Região - MG - Analista Execução Mandados
Concurso TRT 3ª Região - MG - Básico
Tribunal Justiça - TJ
Concurso TJ/RS - Analista Judiciário
Concurso TJ/RS - Analista Administrativo
Concurso TJ/RS - Técnico Administrativo
Concurso TJ/PE - Analista Judiciário Área Judiciária
Concurso TJ/PE - Técnico Judiciário Área Judiciária
Concurso TJ/MG - Oficial: Judiciário (comissário da infância e da juventude) - Nível Médio
Concurso TJ/MG - Oficial: Apoio Judicial - Nível Médio
Concurso TJ/PR - Técnico Judiciário
Concurso TJ/PI - Área ADM - Analista Administrativo
Concurso TJ/PI - Área ADM - Analista Judicial
Concurso TJ/SP - Escrevente - Técnico Judiciário
Concurso TJ/SP - Oficial de Justiça
Concurso TJ/SP - Juiz Substituto
Concurso TJ/RS - Registro Notarial/Reg.
Concurso TJ/RS - Of. Escrevente
Concurso TJ/SC - Técnico Judiciário Auxiliar
Concurso TJ/SC - Analista Administrativo
Concurso TJ/AM - Analista Judiciário
Concurso TJ/AM - Assistente Judiciário
Concurso TJ/AM - Auxiliar Judiciário
Concurso TJ/BA - Técnico Judiciário Escrevente
Concurso TJ/CE Técnico
Concurso TJ/CE Analista
Concurso TJ/RS - Oficial de Justiça - PJ-H
Concurso TJ/RS - Assistente Social Judiciário - PJ-J
Concurso TJ/PA - Auxiliar Judiciário
Concurso TJ/PA - Analista/Oficial Avaliador
Concurso TJ/RJ - Técnico Atividades Judiciárias - Médio
Concurso TJ/RJ - Analista Execução de Mandados - Superior
Concurso TJ/GO - Analista Judiciário - Área Judiciária
Concurso TJ/GO - Analista Judiciário - Oficial Justiça Avaliador
Concurso TJ/AP - Analista Judiciário Arquivologista
Concurso TJ/AP - Técnico Judiciário
Concurso TJ/BA - Técnico Judiciário Administrativo
Concurso TJ/BA - Analista Judiciário - Subescrivão
Concurso TJ/BA - Analista Judiciário - Área Administrativa
Concurso TJ/RO - Técnico Judiciário
Todos Pacotes
Tribunal Regional Eleitoral - TRE
Concurso TRE-RJ Analista Judiciário Área Administrativa
Concurso TRE-RJ Técnico Judiciário Área Administrativa
Concurso TRE-BA Técnico Administrativo
Concurso TRE-BA Analista Administrativo
Concurso TRE-PR Técnico Judiciário Área Administrativa
Concurso TRE-PR Analista Judiciário Área Administrativa
Concurso TRE/SP Analista Área Administrativa
Concurso TRE/SP Técnico Área Administrativa
Concurso TRE/SC Analista Judiciário Conh. Gerais Arquitetura
Concurso TRE-PE Técnico Judiciário Área Administrativa
Concurso TRE-PE Analista Judiciário Área Administrativa
Concurso TRE-RS Técnico Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRE-RS Analista Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRE-RS Analista Judiciário - Área Judiciária
Concurso TRE-PA Técnico/Analista ADM
Concurso TRE-PA Analista - Área Judiciária
Concurso TRE-AM Analista Judiciário - Área Judiciária
Concurso TRE-AM Técnico - Área Administrativa
Concurso TRE-AM Analista Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRE-RO Analista Judiciário
Concurso TRE-RO Técnico Judiciário
Concurso TRE-SC Analista Judiciário Conh. Gerais Arquitetura
Concurso TRE-SC Analista Judiciário-Área Jud.
Concurso TRE-SC Técnico Judiciário-Área Adm.
Concurso TRE-PA Básico
Concurso TRE-MG Técnico Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRE-AC Técnico Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRE-MA Técnico Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRE-SE Técnico Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRE-PB Técnico Judiciário - Área Administrativa
Todos Pacotes
Tribunais
Tribunal de Contas do Estado - TCE
TCE/PR Analista Controle - Conhecimentos Básicos
TCE/SP Agente Fiscalização Administração
TCE/SP Auxiliar Fiscalização Financeira II
TCE/SP Agente Fiscalização Financeira
TCE/SC Auditor Controle Externo - Conhecimentos Básicos
TCE/RS Nível Médio
TCE/RS Auditor Público Externo
TCE/GO - Básico - Todos Cargos - Superior
TCE/GO - Analista Controle Externo Jurídico - Superior
TCE/CE Curso Básico
Tribunal de Contas da União - TCU
Concurso - TCU - Técnico Controle Externo
Concurso - TCU - Auditor Controle Externo
Tribunal Regional Federal - TRF
TRF 5ª Região - Analista Administrativo
TRF 5ª Região - Analista Judiciário
TRF 5ª Região - Técnico Administrativo
TRF 1ª Região - Analista: Administrativo
TRF 1ª Região - Analista: Judiciário
TRF 1ª Região - Técnico Administrativo
TRF 2ª Região - Técnico Administrativo
TRF 2ª Região - Analista Administrativo
TRF 2ª Região - Analista Judiciário
TRF 3ª R Analista Administrativo
TRF 3ª R Técnico Informática
TRF 4ª Região Técnico Judiciário - Área Adm.
TRF 4ª Região Analista Judiciário - Área Jud.
STJ - Superior Tribunal Justiça
Concurso Superior Tribunal Justiça Técnico Judiciário Administrativo
Concurso Superior Tribunal Justiça Analista Judiciário Administrativo
Tribunal de Contas Municipal - TCM
TCM/RJ - Técnico Controle Externo - Nível Médio
Tribunal Superior do Trabalho - TST
Concurso Tribunal Superior Trabalho - Técnico Administrativo
Concurso Tribunal Superior Trabalho - Analista Administrativo
Concurso Tribunal Superior Trabalho - Analista Judiciário
Concursos Bancos
Banco Central (BACEN)
Concurso BACEN - Técnico
Concurso BACEN - Analista Básico
Concurso BACEN - Analista Avançado
Concurso BACEN - Procurador
Todos os Cursos - BACEN
Banrisul
Concurso Banrisul - Básico TI
Concurso Banrisul - Escriturário
Banco da Amazônia - BASA
Concurso BASA - Banco Amazônia - Técnico Bancário
Curso Básico Concurso do Banco do Nordeste
Banco do Brasil
Concurso Banco do Brasil - Técnico Administrativo
Concurso Banco do Brasil - Técnico Operações - Curso Básico
Todos os Cursos - BB
Concurso Básico Banco do Brasil em Videoaulas
Concurso Completo Banco do Brasil em Videoaulas
Concurso Caixa (CEF)
CEF (Caixa) - Técnico - Videoaulas
CEF (Caixa) - Tecnologia da Informação
Todos os Cursos - Caixa
Concursos Agências
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Concurso ANVISA - Técnico Administrativo
Concurso ANVISA - Analista
Concurso ANVISA - Avançado
Todos os Cursos - Anvisa
ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
Concurso ANS Técnico Administrativo
Concurso ANS Técnico Regulação
Concurso ANS Técnico Suporte Administração - Nível III
Concurso ANS Técnico Suporte Direito - Nível III
Concurso ANS Técnico Complexidade Administração - Nível IV
Concurso ANS Técnico Complexidade Direito - Nível IV
Agência de Regulação de Pernambuco - ARPE/PE
Curso Concurso ARPE/PE - Todos os Cargos
Anatel
Curso Concurso Anatel - Técnico Administrativo - Médio
Curso Concurso Anatel - Todos Cargos - Médio/Técnico
Curso Concurso Anatel - Todos Cargos - Básico/Superior
ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários
Curso Concurso ANTAQ - Técnico Administrativo
Curso Concurso ANTAQ - Técnico Regulação
Curso Concurso ANTAQ - Analista Administrativo
ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Concurso ANP Técnico Administrativo
ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
Concurso Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC - Técnico Administrativo
Concurso Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC - Técnico Regulação
Concurso Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC - Analista Administrativo
Prefeituras
Concurso Prefeitura Rio Bonito Assistente Administrativo - Nível Médio
Concurso Prefeitura Araxá - Vigilante - Nível Fundamental
Concurso Prefeitura Limoeiro do Norte - Agente Administrativo - Nível Médio
Concurso Prefeitura Jandira Agente Fiscal Posturas - Nível Médio
Concurso Prefeitura Catanduva - Professor I - Nível Médio
Concurso Prefeitura Belford Roxo Conhecimentos Gerais Nível Médio
Concurso Prefeitura Teresina - Técnico-Analista Administrativo
Concurso Prefeitura de Osasco - Todos os Cargos - Superior
Concurso Prefeitura de Osasco - Todos os Cargos - Médio
Concurso Prefeitura Recife - Auditor Tesouro Municipal - Superior
Concurso Prefeitura Recife - Analista Controle Interno - Todos os Cargos - Superior
Concurso Prefeitura Recife - Analista Controle Interno - Finanças Públicas - Superior
Concurso Prefeitura Florianópolis - Básico - Médio - Todos Cargos
Concurso Prefeitura Florianópolis - Básico - Superior - Todos Cargos
Concurso Prefeitura Londrina - Fundamental - Todos Cargos
Concurso Prefeitura Londrina - Técnico - Todos Cargos
Concurso Prefeitura São Paulo - Auditor Municipal Controle Interno
Concurso Prefeitura Porto Alegre - Assistente Administrativo
Concurso Prefeitura São Paulo - Assistente de Gestão Política e Pública - Gestão Administrativa
Concurso Prefeitura Goiânia - Agente Apoio Educacional
Concurso Prefeitura Goiânia - Auxiliar Atividades Educativas
Personalize seu Curso
Escolha 20 Vídeo Aulas em Pendrive
Escolha 30 Vídeo Aulas em Pendrive
Escolha 40 Vídeo Aulas em Pendrive
VEJA + CONCURSOS